Formação dos Educadores

Globo universidade

A Educação dos Pedagogos





Aprender Brincando






Educação infantil no Globo Universidade




Eu amo meu trabalho


Do campus: Monstros e bonecas


Educação infantil - íntegra




Do campus: A escola é legal




Da reportagem: O trabalho do educador infantil




Curso de Pedagogia capacita para diferentes funções nas escolas



Resolução do CNE de 2006 promove alterações na grade curricular de Licenciatura em Pedagogia e incorpora habilitações no curso regular

Cristina Carvalho (Foto: Reprodução de TV)

Site :  http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2011/11/curso-de-pedagogia-capacita-para-diferentes-funcoes-nas-escolas.html


Cristina Carvalho, professora do Departamento deEducação da PUC-Rio (Foto: Reprodução de TV)
Até 2020, o país pretende ofertar vagas na educação infantil suficientes para atender a metade das crianças de até 3 anos e universalizar o ensino para os que têm 4 e 5 anos. É o que diz a primeira meta do novo Plano Nacional de Educação (PNE), elaborado pelo o Ministério da Educação (MEC), que atualmente tramita no Congresso Nacional. De acordo com o PNE, o Governo pretende estimular a formação dos professores voltada para a educação infantil, mas em 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou uma resolução (n° 01/06) que instituiu mudanças curriculares na Licenciatura em Pedagogia que já habilitavam o magistério na educação infantil.
“Não existem mais as habilitações, elas estão inseridas na formação. O pedagogo da PUC-Rio sai com a formação que permite a ele atuar na educação infantil, no primeiro segmento do ensino fundamental, na coordenação, na orientação e também nas matérias pedagógicas”, conta a professora do Departamento de Educação e coordenadora da pós-graduação em Educação Infantil da PUC-Rio, Cristina Carvalho.
Estas modificações foram feitas nos últimos cinco anos, para atender a resolução do CNE. Para a professora, no entanto, a reformulação do curso de Pedagogia no Brasil, na prática, ainda vai demorar. Apesar de o MEC recomendar – e estimular – a formação superior aos professores do ensino infantil, não é obrigatório. Basta, para isso, o curso Normal Médio.
A ideia, desde 2006, é unir em o único curso o que antes só era possível por meio de habilitações distintas. O aluno de Pedagogia tinha, então, que decidir em que área queria se formar – e nem todas as licenciaturas tinham opções de formação distintas:
“Os cursos de pedagogia no Brasil inteiro sempre apresentaram formatos diferenciados. O pedagogo poderia sair com a formação nas séries iniciais, que não englobava a educação infantil, com a habilitação em coordenação, para poder ser o coordenador de uma escola, também poderia atuar nas antigas escolas normais... Dependendo da universidade, a formação em educação infantil não estava contemplada”, explica Cristina.
A professora chama a atenção que a formação dos professores para a educação infantil tem como base teóricos importantes, como Lev Vygotsky e Jean Piaget, que estudaram os diferentes momentos pelos quais passa o aprendizado das crianças: a sensório-motor, a concreta e a abstrata.
“O mais importante é entender a concepção de infância com a qual se está trabalhando, é conseguir compreender a criança inserida em um contexto mais amplo, cultural, político e social, é compreender e conhecer a história da criança, se apropriar das questões que envolvem as particularidades da criança”, afirma Cristina.
Durante os quatro anos de formação da Pedagogia da PUC-Rio, os alunos passam por disciplinas como Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Organização Escolar, Processo de Alfabetização e Mídia, Tecnologias e Educação. Além das aulas teóricas, os estudantes fazem estágios em escolas públicas e privadas, e podem participar de estágios no Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP), que desenvolve um trabalho com alunos da rede pública que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Formação de Educadores Parte I e II





Por que ser  Educador no Brasil ?




 Depoimento Amanda  Gurgel  - Rio Grande do Norte




Parte II

Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse