Dicas TCC

Como elaborar um TCC com sucesso em 7 passos

Chegar à universidade é um sonho para qualquer estudante em busca de oportunidades de crescimento profissional. Para concluir o curso, no entanto, é preciso passar por uma tarefa final que costuma assustar muitos estudantes: o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O TCC, atualmente exigido em praticamente todos os cursos de graduação do país, é um trabalho científico a ser elaborado pelos alunos que estão terminando a faculdade e que tem caráter monográfico, ou seja, se refere a um tema específico.
Apesar de ser temido por muitos, o Trabalho de Conclusão de Curso pode ter seus principais obstáculos contornados com algumas dicas simples. Saiba como elaborar um TCC de sucesso em 7 passos:

A escolha do tema

O primeiro passo do TCC pode parecer o mais fácil. No entanto, essa etapa deve ser cumprida com cuidado para evitar problemas mais adiante.
Escolha um tema que esteja relacionado com seus interesses e que tenha a ver com seus primeiros passos na profissão. Dessa forma, você terá mais vontade em se aprofundar no assunto e se dedicar ao trabalho, além de poder utilizá-lo como referência na busca pelo seu primeiro emprego.
Defina uma área mais abrangente de estudo e depois vá se aprofundando até chegar a um tema bem específico. Lembre-se de escolher um campo que ainda não foi amplamente revisto para que seu trabalho possa trazer verdadeiras contribuições para a sociedade e para qe você ganhe notoriedade.
Peça sugestões aos seus colegas de trabalho – que também atuam em sua área de interesse- , consulte a base de dados de TCC da sua instituição de ensino ou até mesmo de outras universidades. A USP, por exemplo, disponibiliza o acesso ao banco da instituição abertamente. Sites como o BDTD (Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações), BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) e Capes podem ajudá-lo bastante. Em último caso, recorra ao seu orientador para instruções sobre suas ideias.
shutterstock_95054827

Orientador: peça fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho

Ao selecionar o orientador do TCC, é preciso ter em mente algumas questões importantes. Primeiramente, escolha um professor que tenha experiência no tema que você escolheu, pois somente assim ele poderá contribuir de forma construtiva.
Em seguida, pense em alguém que você tenha afinidade na forma de trabalhar. O orientador vai estar presente nos momentos cruciais do projeto e, por isso, é fundamental encontrar alguém adequado para a tarefa.
Caso não encontre em seu campus, peça orientação aos professores que lecionam matérias mais próximas ao tema escolhido para indicar um colega que atue em outra instalação da instituição.
Faça questão de participar de todas as orientações e lembre-se que a responsabilidade pelos encontros é sua, e não dele.

Para os trabalhos coletivos, a escolha do grupo

Algumas instituições de ensino exigem que o TCC seja realizado em grupo. Caso sua faculdade trabalhe dessa forma, fique atento! Escolha as pessoas não somente por afinidades pessoais, mas levando em conta o interesse pelo tema e a disposição em contribuir para o projeto. Afinal, de nada adiantar ter seu melhor amigo trabalho caso ele não seja dedicado. Além de trazer problemas para o trabalho, indisposições como essa pode acabar afetando a relação de vocês!
Lembre-se que o Trabalho de Conclusão de Curso pode envolver momentos de cansaço e estresse e, por isso, é preciso contar com pessoas que saibam atuar em equipe e lidar com situações delicadas.
shutterstock_131983430

A estrutura do projeto

Com o tema, orientador e grupo definidos, é hora de montar o projeto, que servirá como um guia no caminho a ser percorrido.
No documento, é preciso definir o tema do TCC, seus objetivos gerais e específicos e um cronograma de atividades. O projeto pode ser extremamente útil mais adiante, caso você e seus parceiros se sintam perdidos durante os trabalhos.
A dica principal para estruturar o seu projeto com maestria é que você se informe sobre a metodologia exigida pela sua instituição de ensino. Algumas universidades disponibilizam em sua “área do aluno” um roteiro com estas orientações, já que podem variar de uma academia para outra.

A busca por referências

Agora chegou hora de colocar as mãos na massa. Pesquise tudo sobre o tema que você escolheu. Fontes boas para consulta são artigos, livros, revistas, jornais, sites, eventos e até mesmo outros trabalhos de conclusão de curso relacionados.
Não limite seu projeto a referências antigas e já consolidadas: busque se manter atualizado sobre o que de novo está sendo publicado na área enquanto o trabalho vai evoluindo. Os sites Domínio PúblicoBiblioteca Digital Mundial e Biblioteca Digital Nacional do Brasil têm muito a contribuir com suas pesquisas!
Lembre-se que a quantidade e a qualidade de referências bibliográficas são fundamentais para embasar sua dissertação e garantir a credibilidade da pesquisa. E não se esqueça de sempre fazer referência ao autor e à obra citada, pois copiar o trabalho alheio é plágio – e isso é considerado crime!
Na dúvida ou caso faltem referências, procure o seu orientador: ele está no projeto para auxiliá-lo quanto a construção do seu trabalho.
shutterstock_127820870

Verifique a metodologia exigida em sua universidade antes de iniciar o trabalho

Dependendo da instituição de ensino e do curso em questão, o TCC pode ser uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso. É preciso saber qual é a metodologia mais adequada para seu trabalho e seus objetivos.
O TCC deve seguir as normas da ABNT, que determinam a organização de citações e referências bibliográficas, por exemplo. Faça questão de conhecer as regras para iniciar a redação dos capítulos de forma correta, evitando o retrabalho com correções bruscas mais adiante.
Não deixe de conhecer também as normas da sua universidade para o TCC e outras regulamentações que tratam do assunto.

Revisão: sempre necessário

Ao finalizar o trabalho, será necessário revisá-lo algumas vezes. É comum que, nesse ponto, você já esteja familiarizado com o texto e deixe escapar alguns errinhos. Por isso, peça para seu orientador e outras pessoas lerem o trabalho sempre que possível, trazendo novos olhares sobre o TCC.
Durante a revisão, certifique-se de que não existem erros de gramática e ortografia, que podem ter impacto sobre sua nota final. Além disso, lembre-se de usar linguagem cientifica e formal, evitando coloquialismos e a utilização de expressões difíceis apenas para embelezar o texto. Vale também solicitar uma revisão da aplicação das normas e regulamentações para o desenvolvimento do trabalho, como da ABNT, por exemplo.

Elaborar um TCC de qualidade não é tão simples, mas com dedicação e atenção aos passos aqui citados, suas chances de obter o sucesso e conseguir o diploma ficam muito mais próximas. Bom trabalho!
- See more at: http://engenhariacotidiana.com/como-elaborar-um-tcc-com-sucesso-em-7-passos/#sthash.DjkRgxBk.dpuf

Fonte :http://engenhariacotidiana.com/como-elaborar-um-tcc-com-sucesso-em-7-passos/



10 dicas para descomplicar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC


1.  Antes de tudo, escolha um TEMA que você goste e tem curiosidade, caso contrário, ficará mais difícil acompanhar o ritmo das atividades ao longo do semestre; Caso você ainda não tenha um tema em mente, comece a observar os conteúdos que mais lhe atraem dentre as disciplinas do curso, ou áreas da profissão que você pensa em trabalhar ou se especializar; Lembre-se: o trabalho será assinado por você, levará o seu nome! Portanto escolha algo que realmente você irá defender com ‘unhas e dentes’, e claro, com argumentos concretos e imparciais! Pois é, quem disse que seria fácil? 
2.  Escolhido o tema, delimite o universo da PESQUISA, quanto mais específico melhor! Escolha um objeto de estudo, que basicamente pode ser um autor, um livro, um site, uma empresa, uma teoria, um exemplo específico, case de mercado (um exemplo que já ocorreu), uma instituição, pessoa, etc; Lembre-se: tudo vai depender do foco que você quer dar à sua pesquisa;
3.  Esta é curta e direta: antes de pesquisar e estudar o seu tema, estude METODOLOGIA DE PESQUISA! Leia sobre o assunto e converse com o seu professor Orientador! Não fique com dúvidas! Ler outros TCCs também ajuda muito nesta etapa! Procure trabalhos na biblioteca (ou na Hemeroteca) da sua Universidade;
4.  Se a sua intenção é escrever um PROJETO EXPERIMENTAL, propondo novas ideias para um determinado campo, atente para a importância de fundamentar o projeto teoricamente. O TCC não pode ser construído apenas com ideias soltas baseadas no senso comum, tudo deve estar bem explicado, argumentado com bases teóricas! Prepare-se, não tenha preguiça e pesquise!
5.  Crie uma AGENDA de estudos especial para o TCC! Leve em consideração seu dia-a-dia, suas outras disciplinas no curso, seu trabalho externo e também o seu tempo para o lazer, afinal, nem só de pesquisa vive o formando né! O ideal é separar um horário diário para o TCC, caso não seja possível, separe um horário mais estendido nos dias que são possíveis, na semana ou durante o fim de semana. Torne isso visível para você, num quadro no seu quarto, por exemplo, no seu escritório, ou até mesmo na porta da sua geladeira (risos). Importante: vá marcando as etapas vencidas, super ajuda a acompanhar o CRONOGRAMA! E ainda: avise toda a família que o seu semestre será diferente, especial! É importante que todos lhe apoiem neste período!
estudos-monografia-7-tirinha.jpg
6.  Você definiu seu tema e não sabe por onde começar? LEITURA, leitura e mais leitura! Sim, uma das atividades mais importantes para quem está iniciando um TCC é ler, conhecer o que tem se falado sobre o assunto, estudar com profundidade a temática! Pesquise autores da área, livros, revistas, documentos. Pesquise também na internet, em sites, blogs, mídias sociais! Catalogue tudo que você encontrar que seja relevante para o trabalho! Este processo de seleção pode ser difícil e demorado no início, vá lendo, conhecendo o que já existe sobre o assunto. Aos poucos, você estará mais afiado e selecionando com mais cuidado o que realmente vale a pena para o seu trabalho!
7.  Antes de começar a escrever pra valer o TCC, é de extrema importância preparar o ANTEPROJETO DE PESQUISA, será o seu primeiro contato científico com a temática que deseja pesquisar. É durante a produção do anteprojeto que testamos brevemente se a nossa pesquisa terá condições de ser realizada. Assim, evitamos erros durante o processo de desenvolvimento do TCC. É essencial escrever o anteprojeto com as seguintes etapas: Apresentação (Introdução); Objetivos (Geral e Específicos); Justificativa; Metodologia; Cronograma; e Referências;
8.  Com o seu PROFESSOR ORIENTADOR, determine datas e horários para  orientações, além de prazos para entrega de textos. Uma certa pressão pode ajudar bastante durante o processo de produção de conteúdo, principalmente levando-se em consideração o prazo muito curto para entrega da atividade! Não se engane, um semestre passa muito rápido! E sempre é necessário entregar o TCC pronto e com antecedência para os Professores que participarão da banca de avaliação. Sugiro no mínimo 15 dias, mas é preciso observar na sua Universidade (ou Faculdade) os prazos estabelecidos.
9.  Uma das dúvidas mais comuns dos que vão produzir um TCC pela primeira vez é: O trabalho deve ter quantas páginas? Procure checar na coordenação do seu curso se há números limites estabelecidos. Quando o TCC é no formato de artigo científico, recomenda-se até 30 páginas. Números acima disso são recomendados paraMonografias, que costumam ter entre 40 e 100 páginas. Relatórios de projetos experimentais podem ser mais curtos, entre 25 e 40 páginas. Entretanto recomendo que você fique tranquilo quanto a isso, afinal quando a pesquisa é bem feita, escrita com atenção necessária e seguindo as orientações corretamente, a preocupação com o número de páginas deixa rapidamente de existir!   
10.  Por último e não menos importante: aproveite este período para aprender e crescer profissionalmente! Além de ser obrigatório para a conclusão do curso (seja uma graduação ou pós), é através do TCC que o estudante tem a possibilidade de demonstrar que está preparado para concluir adequadamente esta etapa inicial da formação profissional. Portanto, aproveite a fase, transforme o seu TCC num trabalho realmente com a sua cara, algo que você possa até aproveitar e incluir no seu portifólio! Tenha certeza: se você se dedicou durante a produção do trabalho, estará pronto para enfrentar a banca de avaliação com segurança e desfrutar deste momento ímpar para qualquer formando! Vá em frente e sucesso!   







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !

Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse