sábado, 5 de setembro de 2015

Tela inteligente - Como funciona uma lousa digital?

A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade é o limite", comenta André Asquenazi, professor de tecnologia da escola Lumiar Lageado, de Santo Antonio do Pinhal, a 173 km da capital paulista.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.
Na Lumiar Lageado, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz o professor Asquenazi.
A lousa digital, segundo o professor, tem permitido com que os alunos do Ensino Fundamental façam uma horta. De início, a turma desenvolve uma horta virtual na lousa, planejando os canteiros, a medida da área de cada plantio antes de partir para a ação. "Depois, vamos pegar o desenho virtual e fazê-lo real na nossa área de terra", conta o professor. "O mais empolgante nisso é que a criação será coletiva, no virtual e no real", afirma.
Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é a diferença, no aprendizado das crianças, em usar a lousa digital ou os computadores? Este será um grande desafio para o futuro.

Alunos do colégio Miguel de Cervantes observam uma lousa digital, que recebe informações de um computador, controlado pelo professor, e exibe imagens em 3D com som estéreo. Foto: Fernando Moraes

JOGOS VIRTUAIS
Que tal convidar a garotada para jogar desafios matemáticos? Veja os que NOVA ESCOLA preparou:

Jogo do Castelo
Daqui pra lá, de lá pra cá 
Labirinto da tabuada 
Sjoelbak 
O enigma das frações 
Feche a caixa 

Tecnologia a serviço da aprendizagem


Lousa Interativa

A Lousa Interativa é um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente à necessidade de cada turma. Todo o conteúdo da aula pode ser projetado e manipulado de inúmeras formas. É possível, por exemplo, fazer anotações escritas na Lousa Interativa ou operar qualquer software que esteja em funcionamento, além de apresentar e editar imagens, mostrar vídeos, navegar na internet e muito mais. A Lousa Interativa permite que os professores ministrem aulas mais dinâmicas, interativas e produtivas, mantendo os alunos ainda mais interessados. Também facilita a aprendizagem colaborativa em sala de aula.

UMA SOLUÇÃO COMPLETA

A Lousa Interativa é composta por uma tela e canetas que podem ser usadas simultaneamente e funcionam em total interação com qualquer software. Além disso, possui um software exclusivo integrado por recursos intuitivos que possibilitam interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

CONTEÚDOS PARA LOUSA INTERATIVA

Uma variedade de conteúdos desenvolvidos por especialistas de diversas áreas para uso na Lousa Interativa tornam a aprendizagem ainda mais interessante, significativa e contextualizada.

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ACESSÓRIOS ESPECIAIS

A Lousa Interativa possui acessórios que potencializam ainda mais a aprendizagem:
  • Votadores para que os alunos respondam questões de diversos tipos, por exemplo: alternativas, textos, etc.
  • Caneta estendida de aproximadamente 54 cm.
  • Quadro sem fio com área interativa controlada com a caneta, permitindo a interação com a Lousa de qualquer ponto da sala de aula.


Lousa Educacional

Aulas mais dinâmicas e produtivas para professores e alunos




COMO FUNCIONA?

A Lousa Educacional Interativa funciona como uma tela de computador sensível ao toque. Qualquer movimento realizado pelo professor em contato com a tela gera interação com o conteúdo que está sendo projetado. Esse conteúdo por ser previamente preparado pelo professor ou pela equipe pedagógica da Escola ou poderá ser utilizado diretamente da internet.

Para operar, a Lousa precisa estar conectada a um computador com as configurações mínimas exigidas pelo fabricante, que deve estar conectado a um projetor multimídia.

SUPORTE PEDAGÓGICO E DOWNLOAD DE ARQUIVOS!

Os usuários da Lousa Educacional Interativa têm acesso a um material exclusivo, preparado pela equipe da Pimpão, para incrementar as aulas e oferecer experiência completa para professores e alunos no uso dessa ferramenta. Além disso, também podem contar com suporte pedagógico exclusivo, realizado por um professor da equipe da Pimpão, para auxiliar e orientar os usuários da Lousa a aproveitar ao máximo o potencial do equipamento.

Acompanham a Lousa Interativa diversas aulas-modelo e 
um banco de imagens para serem usadas durante as apresentações

Aulas-modelo

OBJETIVOS

Facilitar e tornar produtivas as aulas, utilizando em um único recurso as melhores tecnologias disponíveis para a transmissão do conhecimento para todas as idades.
Acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi trabalhado em aula.
Atrair a atenção dos alunos e mantê-los concentrados e envolvidos por meio dos recursos atrativos da Lousa.

VANTAGENS

Aulas mais dinâmicas e produtivas
Acesso às melhores tecnologias disponíveis
Conteúdos trabalhados de forma interativa
Banco de apresentações
As aulas gravadas podem ser distribuídas aos alunos
Mais interesse e participação dos alunos

MÉTODO MONTESSORI – OUTRO OLHAR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM


O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta que lhe sejam dadas ferramentas para isso. É uma filosofia de autoeducação através da cultura, reconhecimento de responsabilidades e liberação das potencialidades do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem abrange então da gestante ao bebê, da criança ao adolescente e também o professor.
Na verdade, este método engloba um conjunto de práticas, materiais didáticos, teorias e mais do que isso, seu principal conceito é que a educação seja desenvolvida com base na evolução da criança e não o contrário.

Existem seis pilares educacionais no Método Montessori, que devem ser incluídos no processo educacional em união:
  • Autoeducação
  • Educação cósmica
  • Educação como ciência
  • Ambiente preparado, adaptável e sensível
  • Adulto preparado
  • Criança equilibrada
E o que quer dizer cada um destes conceitos?
  • Autoeducação: Diz respeito à capacidade inata que todo ser humano tem de aprender. A criança naturalmente explora o ambiente à sua volta, porque tem curiosidade, desejo por conhecer e descobrir. Por isso é tão importante ter um ambiente preparado para essas descobertas e também apresentar materiais adequados para as crianças, de modo que elas possam desenvolver suas potencialidades, cada uma a seu ritmo.


O Método

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.
Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:
  1. Autoeducação
  2. Educação como ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada
Autoeducação é a capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
Educação Cósmica é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da. utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.
Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio. Além disso, aplica-se Montessori em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares mundo afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresariais aplicam princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.
Algumas das maiores personalidades do mundo moderno foram educacadas em Montessori. Entre eles, estão os fundadores da Google, e Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review.
Sergey Brin (co-fundador do Google):
“Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori”.
Andrew McAfee (Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT):
“Estou muito contente de saber que o método Montessori está começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em Montessori e a recomendá-lo para os pais”.
Você encontra abaixo vídeos com trechos do texto acima e com explicações sobre o método Montessori. O compartilhamento é livre e desejável, mas agradecemos por você não editar os vídeos de nenhuma maneira.







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