domingo, 6 de setembro de 2015

Síndormes

Autistas Famosos e Surpreendentes
Muitos pensam que o diagnóstico de autismo condena uma criança a uma vida solitária sem qualquer realizações. A história provou que esta teoria é falsa, e muitas pessoas com as formas de funcionamento superior do autismo passaram a fazer grandes coisas. Há algumas pessoas autistas famosas que podem ser uma inspiração para as crianças com autismo ou para seus pais.
Bill Gates (citado no livro “Thinking in pictures” de Temple Grandin como tendo características autistas) é diretor da Microsoft e inventor do Windows. Nasceu em 1955 em Seattle (EUA). Gates se balança continuamente durante reuniões de negócios e em aviões (autistas fazem isso quando nervosos), não gosta de manter contato olho-a-olho e tem pouca habilidade social. Não dá importância à sua aparência.
Albert Einsten, físico teórico
Albert Einsten, físico teórico
Embora não tenha sido comprovado, alguns especulam que Albert Einstein pode ter tido uma forma de autismo de alto funcionamento. Porque ele não é mais vivo, não há nenhuma maneira que se possa ter certeza do diagnóstico. No entanto, essa teoria é popular e é atribuída a alguns comportamentos que ele demonstrou, e em suas próprias palavras, muito solitário e não se sentia particularmente ligado a ninguém, nem mesmo a seus familiares próximos. Ele era brilhante em matemática, mas algumas fontes dizem que ele só começou a falar na idade de dois ou três anos. Ele costumava ficar tão envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeições, e se uma palestra que ele estava dando não chamasse nenhum ouvinte, ele daria a aula de qualquer maneira. Novamente, esta é apenas uma teoria, mas parece que esta hipótese pode ser válida.
Daryl Hannah, atriz americana
Daryl Hannah, atriz americana
A atriz Daryl Hannah diz-se ter sido diagnosticada como  no “limite do autismo” com menos de 3 anos, mas teve uma carreira bem sucedida como atriz. Ela é provavelmente mais conhecida por seu papel nos filmes Splash e na série Kill Bill.
Andy Kaufman (falecido em 1984) era conhecido por ter um sentimento muito estranho e bizarro de humor. Ele é outro ator que acredita-se com o autismo.
Andy Warhol, cineasta norte-americano
Andy Warhol, cineasta norte-americano
Dois artistas muito conhecidos, Vincent van Gogh e Andy Warhol podem ter tido autismo. Eles apresentaram muitos traços de pessoa com alto grau de funcionamento nesta condição, e eram vistos como “excêntricos” e brilhantes.
Atriz e cantora americana
Courtney Love, atriz e cantora americana
Embora Courtney Love não seja, provavelmente, o melhor exemplo do que alguém com autismo pode fazer, percebe-se que ela foi diagnosticada na idade de três anos como “levemente autista “. Ela teve seus altos e baixos, mas sua banda Hole fez algum sucesso.
 Isaac Newton, matemático
Isaac Newton, matemático
Talvez algumas das pessoas mais conhecidas com essa condição nasceram antes que um diagnóstico real pudesse ser feito. Isso significa que essas pessoas autistas famosas têm um “diagnóstico” que se baseia em especulações e por coisas que eles eram conhecidos quando estavam vivos. Muitas dessas pessoas são importantes, tanto por razões históricas e por melhorar o mundo à sua maneira. Exemplos são Sir Isaac Newton (matemático), Wolfgang Mozart(compositor e músico), Charles Darwin (naturalista / cientista) e Michelangelo(pintor / escultor / arquiteto / poeta).
Temple Grandin (autismo de alta funcionalidade)
Temple Grandin (autismo de alta funcionalidade)
Temple Grandin  nasceu autista, coisa que na época ninguém conhecia muito bem. Seu jeito peculiar de pensar e seu comportamento antissocial e agressivo eram mal vistos por professores e colegas de escola na infância. Frequentemente brigava com outras crianças. Ela tinha dificuldade de aprender certas coisas, porque as coisas para ela seguiam uma lógica particular. A única coisa que podia deixar Temple mais calma era um abraço forte, mas ela não conseguia dizer isso nem a sua mãe.Temple é Ph.D em ciências animais na Universidade Estadual do Colorado.
James Durbin, cantor americano
James Durbin, cantor americano
James Durbin, 23 anos, é um cantor americano de rock. Foi diagnosticado com asíndrome de Asperger. Em 2011 participou do Programa American Idol e ficou em quarto lugar.
Heather Kuzmich
Heather Kuzmich (Photo: Mitchell Haddad/the CW)
Heather Kuzmich é uma estudante americana de arte e moda. Heather ficou conhecida quando participou do programa America’s Next Top Model e ficou classificada em quarto lugar. Durante o programa foi revelado que ela tem Síndrome de Asperger e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Heather assinou contrato com a agência de modelos Elite Model e também foi capa da revista Spectrum, cujo conteúdo é sobre autismo.
Veja:

A bola da vez: Autismo




O Brasil já está em clima de Copa do Mundo (e também não é para menos) e muitos brasileiros estão por dentro deste acontecimento, que é veiculado na mídia diariamente. No entanto, existe um fato muito importante que acomete uma parcela significativa da realidade brasileira e pouca gente sabe a respeito.  É um transtorno que se desenvolve de forma silenciosa, mas que vem chamando cada vez mais atenção devido ao aumento do percentual de pessoas atingidas. Estamos falando do autismo. Mas, o que é mesmo o autismo? São aquelas pessoas mais tímidas ou isoladas? Não, não se trata apenas disso. Vamos desmitificar o que vem a ser o autismo:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), engloba diversas síndromes diferentes que são marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente). Essas características podem se manifestar em conjunto ou isoladamente. Em geral o transtorno se configura nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. A seguir, alguns comportamentos observados em pessoas autistas:


De acordo com o quadro clínico, o TEA pode ser classificado como:
1)      Autismo clássico - O grau de comprometimento varia muito. Geralmente são muito voltados para si e não mantém muito contato visual com as pessoas ou com o ambiente ao redor. Conseguem falar mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Levam as frases ao pé da letra e não conseguem entender ou brincar de “faz-de-conta”. Dependendo da gravidade, não conseguem manter nenhum contato interpessoal, não retribuem sorrisos e repetem movimentos sem significado, como girar em torno de si mesmas.
2)      Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) - Os portadores apresentam as mesmas dificuldades, porém em grau bem menor. São verbais e inteligentes, tão inteligentes que chegam a ser confundidos com gênios. Conseguem levar a vida mais próxima à normal.
3)      Distúrbio Global do desenvolvimento sem outra especificação – Os portadores são considerados dentro do espectro autista, (isto é, a dificuldade de comunicação e interação social) mas as características apresentadas não são suficientes para incluí-los em nenhuma característica específica do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.

 


Há alguns anos atrás o autismo era considerado um transtorno com ocorrência mais rara, no entanto nas últimas décadas vem crescendo em grande escala, é bem mais incidente do que a síndrome de Down, por exemplo, e afeta mais os meninos do que as meninas. Em 1975, uma em cada 5.000 crianças apresentava o autismo. Em 2009 o índice aumentou para uma em cada 110 crianças. Hoje, uma em cada 100 crianças tem autismo.

Causas:
Alguns especialistas divergem em relação à causa do autismo. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas, entre elas, fatores genéticos, biológicos e ambientais. Estudos recentes apontam também a paternidade tardia como fator que aumenta as chances de ocorrência do transtorno. Uma dinâmica familiar deficiente também contribui para o desenvolvimento do autismo. Crianças na faixa etária em que o transtorno normalmente se apresenta (em torno dos 2-3 anos) hoje em dia, passam muitas horas voltadas à interação tecnológica (televisão, tablets, celulares, videogames, etc.) e têm pobre interação social, seja com crianças da mesma idade ou até mesmo com os pais, que muitas vezes passam a maior parte do tempo trabalhando. Nessa idade o cérebro se encontra em formação e os estímulos sociais e afetivos são fundamentais.

Tratamento:

Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro autista. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado a todos. Cada paciente necessita de um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, familiares, professores, e de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, etc.) visando a reabilitação global do paciente. O uso de medicamentos só é indicado quando surgem complicações e doenças associadas. Muitos pais preferem negar que seus filhos têm dificuldade e acham que é “coisa de criança” ou “fulano é assim mesmo”. Negligenciar esse quadro só dificulta a vida de todos os envolvidos. Quando antes diagnosticado e tratado, melhores serão os resultados, tanto que muitos autistas conseguem manter relacionamentos, trabalho e uma vida independente de um modo geral.
Existem alguns exemplos de autistas famosos como o caso de Lionel Messi e Susan Boyle:



Conscientização:

Cada vez mais se faz necessária a conscientização sobre o TEA, pois mais pessoas estão desenvolvendo esse transtorno e precisam receber tratamento adequado. É importante que os pais prestem atenção ao desenvolvimento emocional de seus filhos e não deixem todas as responsabilidades educacionais e sociais para a escola, creche, maternal ou até mesmo para a babá. Nada substitui a atenção dos pais. Qualquer sinal anteriormente citado deve ser levado em consideração e se necessário o psicólogo avaliará o caso para ver do que realmente se trata. Existem muitas crianças que apresentam alguns sintomas isolados, porém, pode não se tratar do autismo. Deve-se ter cuidado com os rótulos...

Muitas pessoas estarão torcendo nessa Copa do Mundo sem nunca terem ouvido falar do autismo ou mesmo sem saber que seus filhos podem desenvolver esse transtorno ou até mesmo que têm um filho autista.
Existe o dia mundial de conscientização do autismo:

 

Várias pessoas ao redor do mundo têm se conscientizado sobre o autismo, ele tem sido a bola da vez em campanhas de prevenção e promoção em saúde. A mídia também tem abordado esse tema, um exemplo recente foi o de Linda na novela da Globo, Amor à vida:


É satisfatório e animador saber que as pessoas têm contribuído com a conscientização do autismo, cada um da forma que pode. Isso ajudou e tem ajudado, e ainda ajudará muitas pessoas. O que você tem feito em prol dessa causa? O que você pode fazer? Pense nisso e faça o que estiver ao seu alcance!!! Veja o que algumas pessoas ao redor do mundo já fizeram:





Não fique de fora dessa torcida!!!

#Ficaadica

Sugestão de Leitura:

Perfil do Colunista

Comportamentos com Syrsjane Navegante
Syrsjane Ferreira Navegante,
Psicóloga CRP: 06/118555

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !

Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse