terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aula de Geometria ao som de Lady Gaga



Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo

Alunos do ensino médio dão aula de geometria em paródia de Lady Gaga

Clipe inspirado em 'Telephone' explica fórmulas de matemática.
Vídeo feito em trabalho de escola de Itabuna (BA) faz sucesso na internet.


Você sabe calcular a área de um cone? E o volume de um cilindro? Decorar fórmulas de um assunto tão complexo como essa de geometria espacial fez um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola do interior da Bahia a buscar uma solução bem criativa para o problema. Eles pegaram o trabalho de escola proposto pelo professor de matemática e criaram um clipe paródia de “Telephone”, de Lady Gaga e Beyoncé.
No vídeo, duas alunas explicam as fórmulas de área e volume espacial. Em menos de uma semana, o clipe “Área do cone” já teve mais de 200 mil acessos no YouTube, uma audiência siginificativa para o que é apenas um trabalho escolar.
A ideia de fazer o trabalho em forma de vídeo-paródia foi do grupo formado pelos estudantes Spartakus Santiago, de 17 anos, Mariana Rosas e Paula Lavinscky, ambas de 16, do Colégio Sistema Moderno de Educação, de Itabuna (BA). “Queríamos fazer algo diferente, e percebemos que as fórmulas matemáticas combinavam com o ritmo da música da Lady Gaga”, explica Spartakus (veja o clipe 'Telephone' no YouTube). “Nada melhor que algo que gruda como música de Lady Gaga com algo dificil de memorizar.” O grupo tirou nota máxima no trabalho.
Mariana Rosas incorporou Lady Gaga e usou óculos feitos com cigarros (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)Mariana Rosas incorporou Lady Gaga e usou óculos feitos com cigarros (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Spartakus fez a direção do vídeo. Mariana virou “Lady Rosas” e Paula interpretou “Pauloncé”. Os alunos gravaram o vídeo na quadra da escola e em casa. Latas de refrigerante enrolando o cabelo e cigarros colados aos óculos transformaram Mariana em Lady Gaga. A letra da música explica como calcular vários objetos de geometria. “A gente não estava conseguindo uma palavra para rimar com ‘cone’, daí decidimos citar a professora de artes chamada Alcione”, explica o aluno. Toda a produção e edição durou apenas três dias.
O estudante Spartakus Santiago dirigiu o clipe (Foto: Arquivo pessoal)
O estudante Spartakus Santiago dirigiu o clipe
(Foto: Arquivo pessoal)
A repercussão do vídeo na internet mexeu com a cabeça e os planos dos estudantes, que neste final de ano terão de encarar a maratona de provas do Enem e dos vestibulares. Spartakus já tinha feito trabalhos em áudio e vídeo, gosta muito de mexer com imagens, mas tinha se convencido a prestar direito porque “dá mais dinheiro”. Agora, percebeu que seu talento com a comunicação pode lhe render sucesso na profissão. “Eu ia tentar entrar em direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou de Sergipe, mas depois da repercussão deste vídeo quero fazer Enem e tentar uma vaga em um bom curso de publicidade e propaganda”, avalia Spartakus.
Mariana ainda tem dúvidas entre fazer teatro ou tentar um curso mais tradicional. “Posso fazer uma carreira que me dê estabilidade e no futuro buscar conciliar meu trabalho com a arte”, diz a estudante. “Sei que preciso de um curso de canto, mas acho que tenho talento para o teatro.”
Mariana Rosas e Paula Lavinscky parodiaram o encontro de Lady Gaga e Beyoncé em 'Telephone' (Foto: Arquivo pessoal)
Mariana Rosas e Paula Lavinscky parodiaram o encontro de Lady Gaga e Beyoncé em 'Telephone'
(Foto: Arquivo pessoal)

A “Beyoncé” Paula já sabe bem o que quer. “Adoro exatas. Vou tentar arquitetura na UFBA e engenharia na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).” Paula acha que a música do vídeo pode ajudar os alunos a decorarem as fórmulas, mas isto, na avaliação dela, não é a melhor maneira para se compreender o conteúdo. “O importante não é decorar fórmulas, mas aprender como se chegou a esta solução”, ensina.
Para o professor de matemática e geometria Enexandro Nobre Dutra, do Colégio Sistema, o trabalho dos alunos foi excelente. “Não queremos que os alunos fiquem só decorando fórmulas, mas sem dúvida estão resolvendo bem mais questões agora do que se só eu tivesse explicado uma única vez a fórmula”, avalia. O sucesso do vídeo tem ajudado até os mais novos, segundo ele. “Alunos que ainda não viram aquele assunto dizem que já aprenderam a calcular a área do cone e o volume do cilindro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !

Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse